Vantagens de Fazer Mediação ao Invés de Processar: Por Que é uma Escolha Inteligente

Vantagens de Fazer Mediação ao Invés de Processar: Por Que é uma Escolha Inteligente

Quando surge um conflito, a primeira opção que muitas pessoas consideram é entrar com um processo judicial. No entanto, há uma alternativa que pode ser mais benéfica e menos estressante: a mediação. A mediação é um processo em que um terceiro imparcial ajuda as partes a chegar a um acordo. E há muitas vantagens em escolher a mediação em vez de entrar com um processo judicial. Confira abaixo algumas razões pelas quais a mediação pode ser a escolha inteligente.

Economia de Tempo e Dinheiro

Entrar com um processo judicial pode ser um processo demorado e caro. Você precisa pagar um advogado, apresentar documentos, comparecer a audiências e pode levar anos até que o processo seja resolvido. Além disso, as custas judiciais e as taxas dos advogados podem ser altas. A mediação, por outro lado, é geralmente mais rápida e menos cara. As partes se reúnem com um mediador, que os ajuda a chegar a um acordo, o que pode levar apenas algumas sessões. Além disso, como não há necessidade de apresentar documentos legais, a mediação é geralmente menos dispendiosa do que um processo judicial.

Preservação do Relacionamento

Os números indicam que a maior parte dos conflitos que são encaminhados à justiça comum acabam terminando em litígio, ou seja: uma briga judicial que no final das contas acaba desfavorecendo ambas as partes.
O mesmo não ocorre quando você opta por fazer mediação, pois o intuito das partes é sempre resolver no menor tempo possível, com o menor custo e manter o relacionamento, seja ele pessoal ou profissional.

Escolhendo a Câmara certa

Os escritórios que atuam em mediação e arbitragem são conhecidos como Câmara de Mediação. Seus núcleos normalmente são compostos por juízes arbitrais, auxiliares, tabeliões e personal supports, no entanto, isso não é uma regra, bastando um juiz competente e confiável para a realização de audiências e mediação.
Então, na hora de escolher uma câmara, opte por uma que tenha respaldo no mercado, te ofereça o serviço de mediação a distância (por meio de videoconferências) e, principalmente, que possua em seu núcleo de composição um juiz reconhecido. Lembre-se que se você procura mediação, o seu foco é se livrar da burocracia e os custos que envolvem um processo por via judicial.

Mendes Mediação é uma escolha segura

A Mendes vem realizando grandes feitos no âmbito de Mediação e Arbitragem desde 2017. Seus valores são reconhecidos no mercado por agilidade, transparência, redução de custos, informalidade e sigilo.
Algumas das áreas atendidas: Trabalhista, Civil, Condominial, Educacional, Relações de Consumo, Securitário (trânsito) e Órgão Público, além do serviço de personal support– que é uma intermediação de situação de alto conflito entre pessoas, com problemas de relacionamento, que promova desgaste emocional e constrangimentos entre as partes).

Conheça o trabalho da Mendes Mediação

Conclusão

Como você pôde observar neste artigo, mediar um conflito é tão garantido quanto um processo judicial, porém traz diversas vantagens como custos reduzidos, prazos muito menores, possível preservação do relacionamento, opção de realizar audiências online e muitos outros.

Elogie Aqui
Comentário
Name
Email